Nossos Couros


/ Nossos Couros


Quando falamos em curtimento do couro bovino estamos nos referindo a um processo fundamental na transformação das peles desses animais em couro, tornando-as resistentes, flexíveis e adequadas para diversos usos, como a fabricação de Equipamentos de Proteção Individual (EPI's).

O curtimento tem como objetivo principal impedir a decomposição natural das peles, transformando-as em um material durável e versátil.

O curtimento do couro envolve diversos estágios de processamento e acabamento. Podemos citar o Wet Blue, Raspa Acabada e Vaqueta Acabada como exemplos específicos desses estágios. Cada um deles representa uma fase distinta no tratamento e na transformação das peles bovinas em produtos de couro utilizáveis para diferentes fins.

Os materiais resultantes desses estágios são utilizados na confecção de nossos produtos.

Segue um breve explicativo desses materiais.

Wet Blue


O couro denominado Wet Blue é o produto resultante do curtimento da parte interna de peles bovinas, previamente salgadas (In Natura) com sais de cromo. Após este processo, as peles se tornam preservadas e resistentes e recebem tal denominação porque apresentam aspecto úmido e a cor azulada determinada pelo cromo.

Raspa Acabada


Raspa é o resultado da transformação do couro Wet Blue após processo de recurtimento (acabamento) e é produzida a partir da camada externa da pele. Nesta condição, a Raspa apresenta as características do artigo final a ser manufaturado, especialmente equipamentos de proteção individual (EPI's), com características asseguradas de resistência, durabilidade, flexibilidade, espessura e maciez.

Vaqueta Acabada


A vaqueta também resulta da transformação do couro Wet Blue após processo de recurtimento (acabamento), mas sua produção é feita a partir da camada interna da pele e o resultado final é geralmente mais nobre e suave em comparação com a raspa. A Vaqueta é utilizada principalmente quando há a necessidade proeminente do uso do tato nas atividades a serem realizadas.